Tupigrafia 13

COMPRAR

 

128 páginas, impressão offset a quatro cores, com o seguinte conteúdo:

 
TIPOS DATILOGRÁFICOS Abrimos esta edição com um extenso artigo sobre os tipos produzidos pela Olivetti, para uso em suas máquinas de escrever… o texto de María Ramos, uma da type designer catalã, foi adaptado da sua dissertação Type design for typewriters: Olivetti, apresentada no mestrado em Typeface Design do Depatamento de Tipografia & Comunicação Gráfica da Universidade de Reading, em 2015.


 
 
TECLADOS Na matéria seguinte, um ensaio visual com imagens de teclados, de diferentes épocas e em estilos variados…

 

LATINHAS CHARMOSAS Fechando a temática, outro ensaio visual, agora com latinhas de fitas para máquina de escrever do acervo de Janine Vangool, autora do livro The Typewriter - A Graphic History of the Beloved Machine.

 

CYLA COSTA O lettering e a ilustração caminham de mãos dadas no trabalho desta curitibana internacional. Diferentes técnicas e suportes são usados em cartazes, capas de livro, doodles do Google e stickers para celular.

 

CLAUDIO GIL A caligrafia saiu da garrafa e não há quem a ponha de volta. O encanto partiu do papel e agora se espalha em paredes e vidraças. Ensinando ou performando esse carioca mostra a sintonia fina entre ferramenta, gesto, corpo e mente.

 

EPIGRAFIA Ensaio fotográfico de Claudio Rocha, realizado no Museo Lapidario Maffeiano, em Verona,
com imagens de fragmentos de inscrições romanas gravadas na pedra. As fotos foram feitas a curta distância e revelam as incríveis texturas das pedras calcárias e a ação do tempo nas letras entalhadas…

 

INVESTIGAÇÃO TIPOGRÁFICA EM PORTUGAL O nosso correspondente em Lisboa, Manuel Diogo, nos conta sobre Moreira Júnior, um artista desconhecido que desenhou, produziu e comercializou tipos nos estilos art nouveau e art deco, em clichês de zinco (!), na primeira metade do século 20! 

 

TIPOS DE MADEIRA NA ITALIA  O acervo de tipos de madeira da Tipoteca Italiana é imenso, resultado de um trabalho de coleta e resgate que vem sendo feito há mais de 40 anos… neste artigo apresentamos uma pequena amostra da coleção, em imagens exclusivas do museu.

 

DÉCIO PIGNATARI Um pouco da obra do genial poeta, semiólogo, artista gráfico, publicitário, ator, ensaísta, professor, tradutor e polemista agudo, um dos vértices da Poesia Concreta, em imagens do acervo do Décio e com textos-homenagem de Augusto de Campos e Rubens Matuck.

 

WLADEMIR DIAS-PINO Aqui, um recorte da vasta obra do poeta visual carioca-cuiabano, com seus poemas-conceito, realizados com a montagem de signos verbais e imagens da série Enciclopédia Visual Brasileira, um inventário de imagens de várias origens e épocas.

 

PICLES Abrimos a seção com um trabalho icônico do poeta, dramaturgo, artista visual e designer gráfico Joan Brossa, expoente máximo da vanguarda artística catalã da segunda metade do século XX. Trazemos em seguida, belíssimas capitulares  em xilogravuras coloridas, de um livro francês do final da década de 1920. Virando a página, um pequena coleção de antigos relógios de bolso, onde mostradores nos brindam com algarismos estilosos! Finalizando, apresentamos dois trabalhos magistrais do calígrafo islandês Gunnlaugur Briem.



Para conhecer o conteúdo das edições antigas da revista: www.tupigrafia.com.br