OTSP

A Oficina Tipográfica São Paulo é uma organização não governamental criada em 2005, com a missão de preservar a cultura gráfica no país. Funciona em convênio com a Escola Senai Theobaldo de Nigris.
 
Como atelier gráfico, utiliza os recursos do sistema de composição e impressão tipográfica para produzir peças com caráter experimental e artesanal, integrando-o a outros processos gráficos, como a impressão offset, a serigrafia e o sistema digital.
 
Como escola, oferece cursos regulares de composição manual e encadernação, com módulos teóricos que enfatizam os princípios técnicos, complementados por práticas de produção. Os participantes, em sua maioria designers gráficos interessados em expandir recursos criativos, recebem dos instrutores o conhecimento acumulado pela experiência de décadas de trabalho na atividade titpográfica.


 

Como núcleo editorial, edita a revista Tupigrafia, além de álbuns e livros de artista, a partir da impressão de matrizes de xilogravura, linóleo e clichês tipográficos.
 
Sob direção de Claudio Rocha e Marcos Mello, atua a partir da integração dos processos tipográficos convencionais à computação gráfica. A OTSP potencializa e consolida um novo conjunto de recursos que são praticamente impossíveis de se obter isoladamente, em cada um desses sistemas.





Para conhecer o conteúdo das edições antigas da revista: www.tupigrafia.com.br